Comer se está feliz, se está triste, se está preocupado ou ansioso...
Regular as emoções através da comida!
Isso é um péssimo comportamento, apesar de muito comum, pois ao longo de um único dia temos momentos de preocupação, de tristeza, de alegria, ansiedade e por aí vai...
Comer, nestes momentos nos possibilita a distração das emoções, no entanto trata-se de uma distração muito rápida e pouco efetiva, pelo tempo que dura e consequências que provoca.
No momento em que deseja comer, para distrair uma emoção (e não por fome), no pico da ansiedade, deve-se lançar mão de outras estratégias de distração como: tomar um banho, sair correr ou caminhar, brincar com seu pet, fazer uma ligação, ir conversar com alguém.... O importante é que sejam comportamentos ativos, e não se deitar ou assistir televisão.
Colocando outras atividades nesses momentos de “comer emocional”, aos poucos vamos voltando a comida ao seu local de origem principal, que é a nutrição do nosso organismo, e então perceberá que que vai comer menos vezes ao dia e permanecer mais ativo.
Importante frisar que, geralmente o problema não é O QUÊ você faz nos momentos de ansiedade, mas sim a FREQUÊNCIA com que você tem tal comportamento. Se em todo momento de ansiedade você comer demais, terá problemas com sobrepeso, se gastar demais terá problemas nas finanças, se correr excessivamente poderá ter lesões.
Também acho importante dizer que não é preciso querer aplacar todas as vezes que sentimos uma ansiedade, querer eliminá-la a todo custo. Podemos aceitar nossas emoções sim, e aprender ir controlando-as.
As emoções negativas são sim desconfortáveis, mas somos capazes de lidar com elas.
PARA AGENDAMENTOS:
Natale Molina
Recepção do Centro Médico Sinapse
ou Whatsapp (17) 99116-5824
Comentários