A Teoria Cognitivo Comportamental tem uma explicação excelente sobre crenças.
Ela diz que, as suas vivências, isto é, a forma como você foi tratado por pessoas significativas na sua vida, como os familiares, amigos e cuidadores, influenciam diretamente na forma como você pensa, sente e age atualmente. Suas experiências regem a forma como você vê a si próprio, aos outros e ao mundo.
Então nossos pensamentos e comportamentos são reflexos das nossas crenças em três níveis de cognição:
- Pensamentos Automáticos: São aqueles pensamentos que vem rapidamente à mente, os primeiros, de forma espontânea. Nos parecem tão óbvios e certos que tendemos a nem os questionar. Assumimos como verdade absoluta.
- Crenças intermediárias: São as regras e atitudes que norteiam nosso comportamento. Nossas suposições....
- Crenças Nucleares (Centrais): São as crenças mais enraizadas, que vão se formando desde a infância, e muitas vezes de forma disfuncional, incorreta até. Estão no nosso nível cognitivo mais profundo. Caso não haja ações corretivas dessas crenças centrais disfuncionais, o indivíduo irá considerá-las como verdades absolutas e imutáveis. As crenças centrais disfuncionais podem ser colocadas em três grandes grupos: Desamparo, Desamor e Desvalor.
Sobre esses três tipos de crenças centrais disfuncionais falarei em 3 posts diferentes, explicando uma a uma. Fique de olho nos próximos posts.
PARA AGENDAMENTOS:
Natale Molina
Recepção do Centro Médico Sinapse
ou Whatsapp (17) 99116-5824
Commenti