Devemos ensinar às crianças a maior parte das lições sobre caráter dentro de casa. Essas primeiras lições permanecem com as crianças quando saem ao mundo, de certa forma moldando a maneira como elas verão a vida e, ao longo prazo, isso determina se essas pessoas viverão bem a vida.
Os adultos que essas crianças se tornarão precisarão fazer muitas escolhas ao longo da vida, e as virtudes representarão um papel decisivo.
A vida é, em grande parte, uma jornada moral e espiritual, devemos nos empreender a encontrar nosso caminho. Para tanto, não faz sentido encaminhar os jovens para um esforço no qual você ofereceu algumas opiniões tímidas e vacilantes.
Devemos criar nossas crianças como seres morais e espirituais, oferecendo-lhes padrões inequívocos e confiáveis sobre o certo e o errado, obre ou baixo, justo ou injusto.
O treinamento do coração e da mente em direção ao bem envolve muito. Note-se que a palavra charakter de origem grega, significa “marcas resistentes”, traços que podem se formar em uma pessoa por infinitas influências, então a educação moral deve englobar o cumprimento de regras de bom comportamento, deve abranger o desenvolvimento de bons hábitos, que inclusive só serão adquiridos com muita persistência.
O treinamento do caráter exige bons exemplos, colocando a criança na presença de adultos responsáveis, que demonstrem compromisso firmado com o bom caráter, que lhe mostre a clara diferença entre o certo e o errado nos seus hábitos mais cotidianos.
Comments