Voltando a falar sobre as crenças, segundo Teoria Cognitivo Comportamental, abordagem psicoterapêutica.
Crenças nucleares de desamparo são as crenças sobre ser impotente, frágil, vulnerável, carente, desamparado e necessitado;
Crenças centrais de desamor são as crenças sobre ser indesejável, incapaz de ser gostado, incapaz de ser amado, sem atrativos, imperfeito, rejeitado, abandonado e sozinho.
Crenças centrais de desvalor são as crenças sobre ser incapaz, incompetente, inadequado, ineficiente, falho, defeituoso, enganador, fracassado e sem valor.
Podemos carregar essas crenças em nossas vidas, e elas atrapalham nossa maturidade e evolução. E mais, é possível ter as três crenças, de desamparo, desamor e desvalor.
Porém, é muito possível modificar essas crenças em terapia.
Aprender a modificar pressuposições e crenças centrais mal adaptadas pode ajudar a reduzir o número de pensamentos automáticos negativos, distorcidos que se tenha. O desenvolvimento de novas crenças centrais pode reduzir a angústia e facilitar a mudança do comportamento de forma que esteja de acordo com as novas crenças. Como já expliquei no post anterior sobre crenças, frequentemente são adquiridas na infância quando interage com outras pessoas significativas e encontram uma série de situações que confirmem essa ideia. As crenças centrais negativas são usualmente globais, rígidas e supergeneralizadas. Quando ativada, o paciente facilmente é capaz de perceber que não é exatamente assim que ele é, mas falha em reconhecer e distorce informações que são contrárias a ela, justificando que seria alguém incapaz, inadequado, desamparado, etc. As crenças levam a sofrimento psíquico e comportamentos desadaptativos além de dificultarem a concretização dos objetivos.
Reconhecer suas crenças e modifica-las com ajuda de psicoterapia te ajuda a viver melhor, conquistar seus objetivos profissionais, financeiros, estéticos e amorosos. Qualidade de vida que você merece ter.
PARA AGENDAMENTOS:
Natale Molina
Recepção do Centro Médico Sinapse
ou Whatsapp (17) 99116-5824
Comments