Sua origem é multifatorial e pode causar algumas comorbidades, porém ainda que o paciente não apresente nenhuma delas, continua sendo uma doença.
É possível associar a obesidade à várias doenças.
🔺 comorbidades psiquiátricas
🔺 diabetes tipo 2
🔺 complicações no Covid 19
🔺 câncer
🔺doenças hepáticas
🔺doenças cardíacas
🔺 morte prematura (por volta de 10 a 15 anos antes de um não obeso).
Por ter origem multifatorial é preciso de uma equipe com vários profissionais para tratar este paciente. Psicólogo, médicos, nutricionista, educador físico…
Estima-se que 6,8% das m0rt€s no mundo sejam atribuídas à obesidade, e a segunda maior causa de m0rt€ evitável, perdendo para o tabagismo.
Em 2025 estima-se que 2,3 BILHÕES de adultos estejam acima do peso no mundo, sendo 700 MILHÕES com obesidade.
No Brasil a doença aumentou 72% nos últimos 13 anos 😱 (até 2019).
O NHS (o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra), tem um guideline importante que norteia as ações de saúde com relação à obesidade no mundo todo, este órgão mostra que o tratamento precisa ser multidisciplinar e todos os programas devem incluir não apenas tratamentos médicos mas também mudanças no estilo de vida do paciente.
Como??? Com mudanças comportamentais, aderência à atividades físicas e dietas equilibradas. Aqui entra o trabalho do psicólogo, promovendo a psicoeducação sobre a doença e os tratamentos, assim como aplicação de técnicas para mudanças no padrão cognitivo e mudanças comportamentais, facilitando a aderência do paciente aos tratamentos propostos por toda a equipe.
Quando observado que o paciente com obesidade grave se engajou completamente no programa, e todas as medidas não invasivas foram tentadas continuamente, então indica-se a cirurgia bariátrica.
Comments